Pular para o conteúdo principal

TEATRO MUNICIPAL DE NAVEGANTES FOI PALCO DE EVENTOS SOBRE O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

 O Teatro Municipal de Navegantes, no último domingo, dia 20 de novembro, foi palco de eventos culturais que celebraram o Dia da Consciência Negra. Palestras, roda de capoeira e show musical marcaram esta importante data, que tem por objetivo conscientizar a população negra e a sociedade em geral sobre a força, as conquistas, a resistência, os preconceitos, os desafios e o sofrimento que o povo negro viveu e vive até hoje em nosso país, desde a colonização. 

O evento começou com uma palestra da coordenadora da Ojingé - Associação de Cultura e Tradições de Matriz Africana, Isabel Cristina, que falou sobre a origem e importância da data, as lutas, as conquistas e os desafios de se manter viva a cultura negra. Em seguida, o público acompanhou o show Multidões, que celebra o Dia da Consciência Negra.

O espetáculo é um show literomusical da artista Bell Bandeira, que compartilha com o público sua forma de ser, ver e viver no mundo. Ela transita por uma diversa paisagem sonora com samba, chorinho, ciranda, toada, valsa, baião, capoeira, pop e blues, concretizando uma proposta artística que expressa a vida, a trajetória e as multidões, em uma evolução por meio da arte.

Já Multidões é um show itinerante, patrocinado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e contou com a parceria da Fundação Cultural de Navegantes. O evento encerrou com uma roda de capoeira, com a participação do Grupo Origem Brasileira e do Grupo Vivência, ambos de Navegantes.

Sobre o Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é uma data celebrada no Brasil no dia 20 de novembro. Este dia está incluído na semana da Consciência Negra e tem como objetivo uma reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira.

 O dia 20 de novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594.

Em 2003, no dia 9 de janeiro, a Lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. A mesma lei torna obrigatória o ensino sobre diversas áreas da História e cultura Afro-Brasileira. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias, etc.

Autor: Fernando Cardoso de Souza SC 00980/JP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira a Agenda Cultural de Navegantes

A Prefeitura de Navegantes, por meio da Fundação Cultural, informa o calendário de eventos entre os dias   27 de abril e 05 de maio de 2024.   Exposição Adversidade da Natureza Data: de segunda a sexta Horário: das 13h às 19h Local: Galeria de Arte Joaquim Rodrigues - Hall do Paço Municipal - Centro Realização: Fundação Cultural de Navegantes   Exposição Roda de Oleiro Data: de segunda a sexta Horário: das 08h às 21h30 Local: Galeria de Arte Elson Renato dos Santos – Centro Integrado de Cultura - Centro Realização: Fundação Cultural de Navegantes   1º Festival Crie (Foz do Itajaí, Edição Navegantes) Data: de 25 a 28/04 Confira a programção completo no link:  https://www.instagram.com/dacordocanto?igsh=MW1uYWJuaHBkdDdz Realização: Cassiane Gotama Taska / Fundação Cultural de Navegantes   Next K-Pop Festival (Dança) Data: 27/04 - Sábado Horário: 9h Local: Cineteatro - Centro Integrado de Cultura - Centro Realização: Next Estúdio de Dança   Feira de Artesanato Agropescarte Data: 27/04 Hor

Projetos Um Rio de Serestas e Canto de Mar são a pedida para o fim de tarde em Navega

Que tal aproveitar final de semana em Navegantes para curtir a natureza e ouvir boa música? Neste sábado, dia 04, às 16h30min, no espaço de contemplação do bairro São Pedro, localizado próximo a entrada do Molhe Norte, a Fundação Cultural de Navegantes realiza mais uma edição do projeto cultural Um Rio de Serestas, com apresentação de Sax instrumental com o músico Ruan Carlos. Já no domingo, dia 05, às 17h, na Praça Marília Soares, na Praia do Gravatá, o músico Jessé Mariano faz uma apresentação de voz e violão no evento cultural Canto de Mar, agitando o fim de tarde dos moradores, veranistas e visitantes do lugar. Vale reforçar, que em dias de chuvas ou em condições climáticas muito adversas, ambos eventos poderão ser cancelados e remarcados para o final de semana seguinte.

Confira Agenda Cultural de Navegantes entre os dias 22 e 31 de março

A Prefeitura de Navegantes, por meio da Fundação Cultural, informa o Calendário de Eventos entre os dias  22 e 31 de março.   Exposição Explorando o Universo das Artes Data: de segunda a sexta Horário: das 08h às 21h30 Local: Galeria de Arte Elson Renato dos Santos – Centro Integrado de Cultura - Centro Realização: Fundação Cultural de Navegantes   Exposição Adversidade da Natureza Data: de segunda a sexta Horário: das 13h às 19h Local: Galeria de Arte Joaquim Rodrigues - Hall do Paço Municipal - Centro Realização: Fundação Cultural de Navegantes   Mercado do Artesanato Recanto dos Pássaros Data: 22, 23 e 24/03 Horário: das 17h às 21h Local: Praça da Praia Central - Av. Pref. Cirino Adolfo Cabral - Centro Realização: Fundação Cultural de Navegantes   Feira de Artesanato Agropescarte Data: 23/03 Horário: das 7h às 16h Local: Praça dos Emancipadores – Centro Realização: Secretaria de Agricultura e Pesca   Apresentação Musical com Maykow Santos (Voz e Violão) Data: 23/03 Horário: 11h30 Lo