Pular para o conteúdo principal

SMC


O município de Navegantes foi um dos primeiros de Santa Catarina a constituir o seu Sistema Municipal de Cultura com todos os elementos obrigatórios. Conheça a Lei 2372/2010 que criou o Sistema Municipal de Cultura de Navegantes.
Sistema é um conjunto de partes interligadas que interagem entre si. O sistema é sempre maior – ou menor – que a soma de suas partes, pois tem certas qualidades que não se encontram nos elementos concebidos de forma isolada. 
Estabelecer um sistema de cultura é organizar a gestão. Com a implantação do Sistema Nacional de Cultura e consequentemente os estaduais e municipais a cultura vai ter garantias de continuidade das políticas públicas, independente da mudança de governos com as eleições. Algo semelhante acontece nas áreas da saúde e assistência social, que também já possuem os seus sistemas (SUS e SUAS).


   Legenda: Verde = concluído / Amarelo = em construção / Vermelho = ainda não existe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Navegantes abre período de consulta pública para elaboração do novo Plano Municipal de Cultura

A Prefeitura de Navegantes, por meio da Fundação Cultural, promove entre os dias 11 e 31 de março, uma consulta pública (Etapa 1) para receber sugestões que possam contribuir na elaboração do Plano Municipal da Cultura, que vão nortear as ações municipais do setor pelos próximos 10 anos (decênio de 2024-2034). O formulário online, contendo o diagnóstico situacional para análise dos dados e um campo para envio sugestões está disponível através do link:   https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdVwYRlX9rXRkK0Bacp96j3_opyMKZr2_WaNxor-EMO_P9l-g/viewform?usp=sf_link . Os interessados em colaborar com sugestões devem preencher o formulário, informando o nome completo, e-mail, telefone para contato e qual segmento artístico-cultural em que atua e se representa algum grupo ou coletivo. Após o período de Consulta Pública, que vai até o dia 31 de março, será realizado o Fórum Municipal de Cultura (Etapa 2), agendado para o dia 10 de abril, a partir das 18h, no Centro Integrado de Cultura – CIC

Fundação Cultural alerta: monumentos e obras de arte não são playground

A cidade de Navegantes vem investindo na revitalização e na criação de novos espaços de convivência, como praças e espaços de contemplação. Estes locais estão recebendo mobiliário urbano, iluminação, lixeiras, parques infantis, monumentos e obras de arte para deixar o ambiente ainda mais belo e agradável para os moradores e visitantes. Infelizmente, algumas pessoas não se dão conta de que monumentos e obras de arte, como as corujas gigantes instaladas na Praça Central da Praia e o monumento “O Pescador”, instalado no espaço de contemplação do Pontal, no bairro São Pedro, não são brinquedos e não estão ali para as crianças subir, se pendurar ou brincar de escorregador. “Monumento não é brinquedo! Obras de arte são para contemplação!”, alerta o superintendente da Fundação Cultural de Navegantes, Marcos Montagna. Segundo ele, estes locais recebem diariamente muitas famílias em busca de lazer, diversão e descanso. “Existem muitas opções e atrativos para todas as idades. Infelizmente, n

Conheça o Espaço de Memória "Luz do Trilho"

     Imagem: Centro de Documentação e Memória Histórica de Itajaí. Você sabe o porquê o Espaço de Memória "Luz do Trilho"  leva esse nome? Conta a lenda navegantina "Luz do Trilho" que luzes apareciam no trajeto da pedreira onde eram retiradas as rochas a serem levadas até a Foz do Rio Itajaí-Açu para a construção dos molhes. Para os moradores, as luzes pareciam uma língua de fogo, boi tatá ...mas isso já é assunto para outra pauta... Visite o site http://plataformacultural.raizesdobrasil.net/navegantes/ e conheça um pouco mais sobre a lenda Luz do Trilho.