Pular para o conteúdo principal

DOCUMENTÁRIO CONTA AS HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA CAPOEIRA EM NAVEGANTES


Já está disponível no Youtube, através do link https://www.youtube.com/watch?v=2dGDsqyBUB8&t=1s, o documentário Histórias e memórias da Capoeira em Navegantes. O filme tem duração de 24 minutos e registra depoimentos dos diversos agentes que fizeram e fazem parte da capoeira contemporânea na cidade, a partir de fins da década de 1990.

O projeto foi financiado pelo Edital de Licitação Concurso Nº 05/2021 da Fundação Municipal de Cultura, tendo como proponente o artista e capoeirista Gian Carlos Rio dos Santos (Mestre Latino).

No filme, Ederson Lanz (Professor Faíska), remanescente e capoeirista mais antigo do município ainda na ativa; Gian Carlos Rio dos Santos (Mestre Latino), mestre da cultura popular do município e um dos mais reconhecidos capoeiristas do Estado; Michelle Campos (Contramestra Índia), mulher pioneira na capoeira da região e praticante da arte há quase três décadas e Cleiton Machado (Professor Barrusco), todos discípulos de Mestre Careca, contam algumas histórias vividas nas suas andanças pela capoeira.

O superintendente Marcos Montagna convida toda a comunidade conferir este e outros projetos culturais na página “Fundação Cultural Navegantes” disponível no canal do Youtube.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira a Agenda Cultural de Navegantes

A Prefeitura de Navegantes, por meio da Fundação Cultural, informa o calendário de eventos entre os dias   27 de abril e 05 de maio de 2024.   Exposição Adversidade da Natureza Data: de segunda a sexta Horário: das 13h às 19h Local: Galeria de Arte Joaquim Rodrigues - Hall do Paço Municipal - Centro Realização: Fundação Cultural de Navegantes   Exposição Roda de Oleiro Data: de segunda a sexta Horário: das 08h às 21h30 Local: Galeria de Arte Elson Renato dos Santos – Centro Integrado de Cultura - Centro Realização: Fundação Cultural de Navegantes   1º Festival Crie (Foz do Itajaí, Edição Navegantes) Data: de 25 a 28/04 Confira a programção completo no link:  https://www.instagram.com/dacordocanto?igsh=MW1uYWJuaHBkdDdz Realização: Cassiane Gotama Taska / Fundação Cultural de Navegantes   Next K-Pop Festival (Dança) Data: 27/04 - Sábado Horário: 9h Local: Cineteatro - Centro Integrado de Cultura - Centro Realização: Next Estúdio de Dança   Feira de Artesanato Agropescarte Data: 27/04 Hor

Projetos Um Rio de Serestas e Canto de Mar são a pedida para o fim de tarde em Navega

Que tal aproveitar final de semana em Navegantes para curtir a natureza e ouvir boa música? Neste sábado, dia 04, às 16h30min, no espaço de contemplação do bairro São Pedro, localizado próximo a entrada do Molhe Norte, a Fundação Cultural de Navegantes realiza mais uma edição do projeto cultural Um Rio de Serestas, com apresentação de Sax instrumental com o músico Ruan Carlos. Já no domingo, dia 05, às 17h, na Praça Marília Soares, na Praia do Gravatá, o músico Jessé Mariano faz uma apresentação de voz e violão no evento cultural Canto de Mar, agitando o fim de tarde dos moradores, veranistas e visitantes do lugar. Vale reforçar, que em dias de chuvas ou em condições climáticas muito adversas, ambos eventos poderão ser cancelados e remarcados para o final de semana seguinte.

Alunos da Escola de Arte Dona Bentica expõem na Galeria do Paço Municipal

A Galeria de Artes Joaquim Rodrigues, localizada no hall de entrada da Prefeitura de Navegantes, está recebendo durante este mês de maio uma exposição com 15 telas, pintados por alunos que frequentam o Curso de Pintura da Escola de Arte Dona Bentica, oferecido gratuitamente à população pela Fundação Cultural de Navegantes. O horário de visitação é de segunda à sexta-feira, das 13 às 19 horas, durante o horário de expediente externo do Paço Municipal. De acordo com a artista plástica Rosiane Serafim, que é a professora do Curso de Pintura, a exposição é uma coletânea de alguns quadros com as técnicas óleo e acrílico sobre tela, produzidos pelos alunos do curso neste 1° trimestre do ano. Ela explica que o curso é oferecido gratuitamente para toda comunidade e a idade mínima para começar é a partir dos 07 anos. “Queremos com essa exposição destacar o trabalho de excelência que oferecemos na Escola de Arte da Fundação Cultural de Navegantes e incentivar que outras pessoas se interessem pel