Pular para o conteúdo principal

NAVEGANTES RECEBE EVENTO SOBRE OS 200 ANOS DA NOVA ERICEIRA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

Depois de Bombinhas, agora é a vez de Navegantes lembrar os 200 anos da Colônia Nova Ericeira. O evento acontece na próxima segunda-feira (23), às 19h30, no Centro Integrado de Cultura (CIC), após a reunião do Conselho Municipal de Cultura. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Cultural de Navegantes. A entrada é grátis. 
O evento terá a exibição do documentário “Ericeira: Um mar de história” e uma roda de conversa com a presença dos jornalistas Magru Floriano, Rogério Pinheiro, do historiador Telmo Tomio, do escritor Cláudio Bersi, da escritora Didymea Lazzaris e dos pesquisadores Isaque de Borba Corrêa, Mauri Spezia, Vilma Mafra e Solon Damásio da Costa, o Bilo. 
O documentário “Ericeira: um mar de história”aborda a instalação da Colônia Nova Ericeira em 1817. Editado pela TV Univali, o curta-metragem foi gravado no litoral catarinense e na vila da Ericeira, em Portugal. 
Além de Navegantes, as comemorações dos 200 anos da Nova Ericeira serão realizadas até março de 2018, em mais oito cidades catarinenses. 
Nova Ericeira
A Nova Ericeira foi criada oficialmente no dia 18 de março de 1818, em Porto Belo, mas a chegada dos primeiros pescadores da Ericeira (Portugal) ao Sul do Brasil aconteceu um ano antes. 
Fizeram parte da Nova Ericeira as cidades de Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Governador Celso Ramos (Ganchos), Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha, Porto Belo e Tijucas. 
Os pescadores ericeirenses trouxeram técnicas pesqueiras, que foram repassadas de geração a geração e contribuiu para o desenvolvimento pesqueiro catarinense. 

Ericeira 

Local de passagem e instalação dos fenícios há 1000 antes de Cristo, a Ericeira é uma vila turística situada a 35 km a noroeste do centro de Lisboa. Ericeira significa "terra de ouriços", devido aos numerosos ouriços do mar que podiam se encontrados nas suas praias.

Legendas das fotos
Foto 1: Pescadores na Ericeira/Crédito Rogério Pinheiro
Foto 2: Magru Floriano e Isaque de Borba/Crédito Fundação Cultural de Bombinhas
Foto 3 – Pescadores na Ericeira no começo do século 20/Crédito Arquivo Público da Ericeira

Mais informações com o jornalista e pesquisador Rogério Pinheiro nos telefones (47) 98823-5334 (WhatsApp) ou (47) 98404-4360. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ganhador da Menção honrosa do 1º Salão de Artes Visuais de Navegantes

  O ganhador da Menção honrosa do 1º Salão de Artes Visuais de Navegantes é o artista Gerson Bartel com a obra Pescador de Ilusão. Para acessar o relatório detalhado da votação basta acessar o link   https://goo.gl/Na2Twb

SALA DE CURSOS DO CIC RECEBE MELHORIAS

Atendendo reivindicação dos pais e professores, a Fundação Cultural de Navegantes iniciou a troca de todo o assoalho da sala de cursos, onde atualmente acontecem as aulas de teatro e capoeira no CIC – Centro Integrado de Cultura. De acordo com o superintendente da Fundação Cultural de Navegantes, Marcos Montagna, a obra tem por objetivo garantir mais segurança e mobilidade para os alunos que frequentam os cursos da Escola de Arte Dona Bentica, já que o antigo piso estava com imperfeições e com a madeira cedendo em alguns pontos, devido ao constante uso e aos impactos provocados pelos exercícios e saltos.   “O antigo piso necessitava de constante manutenção e já não suportava mais a intensidade das aulas. Com um assoalho mais resistente e a obra concluída, vamos poder atender não somente os cursos de teatro e capoeira, mas também alguns cursos de danças, que devem iniciar a partir do segundo semestre”, informa o superintendente. Autor:  Fernando Cardoso de Souza SC 0980/JP

Exposição O Brilho da Vida por Eduardo Werner de Navegantes

  Em celebração ao Outubro Rosa o Espaço Câncer com  Alegria, promoverá seu terceiro Café Beneficente. O evento vai acontecer no Clube do Médico, na Praia Brava, no dia 2 de Outubro, a partir das 14h30. Para este ano, são esperadas 350 pessoas.   Na programação estão previstos desfiles, atrações e uma exposição incrível, com fotos de pacientes oncológicas, clicadas pelo fotógrafo Eduardo Werner. A exposição foi intitulada:  O Brilho da Vida. Segundo o fotógrafo sua inspiração foi na fotografia moderna, com suas cores, brilhos, contraste e formas. “Cada dia é uma oportunidade de ser criativo, a tela é a minha mente, os pincéis e as cores são pensamentos e sentimentos que colocamos em prática para transformar a tristeza e a dor em alegria e vida. Ver a esperança no rosto dessas guerreiras com muito brilho e cor me deixa confiante e realizado, poder mostrar a minha arte de uma forma mais inovadora e contribuir com o espaço Câncer com Alegria é muito gratificante. Fizem