Pular para o conteúdo principal

Exposição Zica Arte na Galeria do CIC

No mês de agosto a Galeria de Arte "Elson Renato dos Santos (Jacaré)" recebe a exposição Zica Arte da artista plástica Kaká Moreira. Essa é a segunda exposição realizada através de Edital de Ocupação de Galerias, lançado em janeiro com recursos do Fundo Municipal de Cultura para possibilitar o pagamento de uma ajuda de custo aos artistas que desejassem expor suas obras.

A exposição "Zica Arte" é uma referência a gíria popular "zica" que significa bicicleta em algumas regiões de Santa Catarina. Pensando nisso, e no constante movimento de "zicas" em Navegantes, a artista procurou retratar um lado poético desse meio de transporte tão usado.
Obras feitas com aros de "zicas" usadas transmitem uma leitura diferente para cada pessoa, vendo os reflexos, as sombras, as cores...

Dessa maneira, "Zica Arte" nos traz lembranças da infância, recordações de momentos, sem esquecer o uso diário para o trabalho, para a escola, ou mesmo para a travessia do Ferry Boat. Esses momentos que passam despercebidos por nós, acostumados com a correria do dia-a-dia, agora, através da exposição "Zica Arte", da artista plástica Kaká Moreira, poderemos parar por alguns instantes e apreciar.
Carla Patrícia Moreira nasceu em 24 de agosto de 1984, na cidade de Santa Rosa/RS, onde residiu até os três anos de idade, aos quatro anos mudou-se com seus pais para Santo Ângelo/RS. Aos 16 anos foi morar na cidade de Chapecó/SC  onde concluiu  o ensino médio e formou-se na escola de Artes de Chapecó no ano de 2002. Aos 19 anos retornou a Santa Rosa/RS onde ingressou  na universidade Machado de Assis no curso de Artes Visuais. Durante os anos na faculdade participou  de inúmeras exposições  e mostras de artes. Fez parte do AAPLAS (Associação de Artistas Plásticos de Santa Rosa). Em 2005 realizou sua primeira exposição individual, no Centro Cívico de Santa Rosa, no mesmo ano participou da 19ª Mostra de Artistas da Terra e da "8° Mostra Itinerante de Artes". No ano de 2006 participou do evento "Descobrindo Talentos" realizado pelo Sesc, onde ganhou uma premiação e foi classificada para uma etapa regional. No ano de 2007 realizou uma nova exposição juntamente com seu pai Roberto de Paula Moreira, na cidade de Santa Rosa /RS com apoio do Sesc Cultura. Atualmente reside em Navegantes/SC e faz parte da Artesanave e ANAV.
A exposição Zica Arte também conta com uma pequena mostra de bicicletas antigas. De propriedade do Sr. Paulo Roberto Ramos, gestor acadêmico do Grupo Educacional Uninter em Navegantes, as 03 relíquias dos anos 1947, 1950 e 1954 compõe a exposição na Galeria de Arte do CIC que está disponível para visitação de segunda à sexta-feira dás 08 às 12h e dás 13h30 às 21h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fundação Cultural lança edital para contratação de pareceristas

A Fundação Cultural de Navegantes informa que estão abertas as inscrições, através de edital de chamamento público, para a contratação de pessoas físicas ou microempreendedores Individuais – MEI para exercerem as atividades de análise e avaliação, com emissão dos respectivos pareceres técnicos de todos os projetos culturais apresentados por meio dos editais do SMFC - Sistema Municipal de Financiamento da Cultura de Navegantes. As inscrições vão até o dia 18 de janeiro de 2024 e os interessados podem acessar o edital nº 22/2023 – FCN, diretamente no site oficial da Prefeitura de Navegantes, através do link:  https://www.navegantes.sc.gov.br/licitacao/2665/chamamento-publico-22-2023-fcn  ou no blog da Fundação Cultural de Navegantes:  www.navegantescultural.blogspot.com.br . Vale destacar que os pareceristas selecionados passarão a integrar a CTE - Comissão Técnica Externa para análise de projetos culturais de Navegantes, dos editais Vilma Mafra de Apoio à Cultura e Edital de Obras Cultu

Fundação Cultural de Navegantes publica portaria de habilitação dos projetos inscritos no Edital Vilma Mafra de Apoio à Cultura.

A portaria está publicada no blog da Fundação e será publicada no Diário Oficial dos Municípios de SC. Os projetos habilitados passam agora para análise técnica que será feita pelos membros da Comissão Técnica Externa, que não residem em Navegantes. A Comissão Técnica Externa será composta pelos seguintes profissionais: ·          Éder Sumariva Rodrigues: Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro CEART/UDESC. Mestre em Teatro pela mesma instituição de ensino. Formado em Artes Cênicas pela mesma universidade na qual foi bolsista dos projetos de pesquisas: "A encenação no Brasil entre o período de 1964-1975: o Tropicalismo no teatro" sob orientação do professor Edélcio Mostaço e "O teatro de grupo e a construção dos modelos de trabalho de ator" sob orientação do professor André Carreira. Tem experiência em Produção Teatral e tem como foco de estudos a História do Teatro Brasileiro e História do Teatro. Foi técnico de cultura da unidade do SESC Co

Credenciamento de pareceristas para análise de projetos culturais