Pular para o conteúdo principal

ARTISTAS DE NAVEGANTES NA TELINHA DA TV

Programa Navetrine Cultural vai mostrar os artistas e a cultura de Navegantes a partir de março


Mais uma vez um projeto da Lei de Incentivo a Cultura de Navegantes ganha visibilidade regional. 
Desta vez o projeto Navetrine Cultural vai mostrar nas telas da TVBE todos os sábados um pouco sobre a nossa cultural e a nossa arte.

Navegantes é sem duvida um celeiro de artistas, não só pelos artistas da terra, mas por aqueles que escolheram Navegantes para viver e expor a sua arte.  Porem ao longo dos anos , os artistas, sejam eles, músicos, pintores, escultores, atores ou produtores tornaram-se alvo de inúmeras campanhas de incentivo, mas raramente ocuparam o papel de eixo central (de protagonistas) de um programa de TV aberta.  Raramente falaram, não só sobre as obras realizadas, mas sobre os desafios de ser artista profissional.

O projeto Navetrine Cultural vai mostrar o artista muito além das aparências, revelando o que esta por trás dos costumes e comportamento nem sempre bem entendidos pela sociedade.

Com o apoio da empresa Rogério Philippi Terminal de Contêinereso projeto que  tem uma equipe composta por  11 pessoas, que produziram um programa com 12 episódios repletos de novidades e muita cultura:

Robson Carvalho bate um papo com as ONG`s da cidade
Raphaelly Lopes apresentará os pontos turísticos e lugares para conhecer em Navegantes
Gabriel Cutruneo dará todas as semanas dicas de literatura, música e cinema
Angela Peyerl  fará um bate papo com memorialistas e historiadores para contar um pouco sobre a Navegantes do passado e os desafios de manter essa história salvaguardada.
Caroline Westerkamp recebe todas as semanas um artista convidado.

Além disso, o programa recebe visitas ilustres como a de Sabrina Coelho, Didymea Lazzaris de Oliveira e na estreia do programa, Cristiano Moreira.  'Escolhemos o Cristiano Moreira do Instituto Caracol, porque ele é sem dúvida a cara da cultura em Navegantes, ele foi pioneiro na produção e difusão cultural e merece todo o nosso respeito" afirma Gustavo Evangelista, diretor e produtor do programa.

Outros artistas também abrilhantarão o programa, entre eles: Maykow Santos, Zé Mário de Araújo, Daniel Pickler, Kaká Moreira, Nivaldo Kloppel, Wagner Luis (Carioca KDB),  Ilustra Guga e o grande profissional Hugo Quintana.


Para a superintendente da cultura Regina Célia Correa , "Enquanto Fundação Cultural temos que fomentar o desenvolvimento de projetos culturais em suas diferentes configurações e interfaces, por meio do incentivo e da difusão destes".

Ao final do projeto, será doado para Fundação Cultural de Navegantes, 30 kits contendo os 12 Dvds  "Cada episodio tem entre 20 e 30 minutos de duração, isso facilita que os professores e outros órgãos públicos possam usar os videos em sala de aula ou como forma de apresentar a cultura da cidade' finaliza Mariana Dutra, editora do projeto.

O Navetrine é veiculado todos os sábados as 7h30 da manha com reprises ao longo da programação.

Fonte: Proponente do Projeto - Caroline Westerkamp

Assista no youtube
Assista no youtube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fundação Cultural lança edital para contratação de pareceristas

A Fundação Cultural de Navegantes informa que estão abertas as inscrições, através de edital de chamamento público, para a contratação de pessoas físicas ou microempreendedores Individuais – MEI para exercerem as atividades de análise e avaliação, com emissão dos respectivos pareceres técnicos de todos os projetos culturais apresentados por meio dos editais do SMFC - Sistema Municipal de Financiamento da Cultura de Navegantes. As inscrições vão até o dia 18 de janeiro de 2024 e os interessados podem acessar o edital nº 22/2023 – FCN, diretamente no site oficial da Prefeitura de Navegantes, através do link:  https://www.navegantes.sc.gov.br/licitacao/2665/chamamento-publico-22-2023-fcn  ou no blog da Fundação Cultural de Navegantes:  www.navegantescultural.blogspot.com.br . Vale destacar que os pareceristas selecionados passarão a integrar a CTE - Comissão Técnica Externa para análise de projetos culturais de Navegantes, dos editais Vilma Mafra de Apoio à Cultura e Edital de Obras Cultu

Credenciamento de pareceristas para análise de projetos culturais

SALA DE CURSOS DO CIC RECEBE MELHORIAS

Atendendo reivindicação dos pais e professores, a Fundação Cultural de Navegantes iniciou a troca de todo o assoalho da sala de cursos, onde atualmente acontecem as aulas de teatro e capoeira no CIC – Centro Integrado de Cultura. De acordo com o superintendente da Fundação Cultural de Navegantes, Marcos Montagna, a obra tem por objetivo garantir mais segurança e mobilidade para os alunos que frequentam os cursos da Escola de Arte Dona Bentica, já que o antigo piso estava com imperfeições e com a madeira cedendo em alguns pontos, devido ao constante uso e aos impactos provocados pelos exercícios e saltos.   “O antigo piso necessitava de constante manutenção e já não suportava mais a intensidade das aulas. Com um assoalho mais resistente e a obra concluída, vamos poder atender não somente os cursos de teatro e capoeira, mas também alguns cursos de danças, que devem iniciar a partir do segundo semestre”, informa o superintendente. Autor:  Fernando Cardoso de Souza SC 0980/JP