Pular para o conteúdo principal

FESTA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES É CERTIFICADA COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DE SC


 A partir de agora a tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que em 2022 completou 126 anos de existência, passou a ser reconhecida oficialmente como Patrimônio Imaterial de Santa Catarina. 

A entrega do Certificado de Registro da Festa ocorreu na sexta-feira (26/08), na Igreja Matriz, durante a Missa de Ação de Graças em homenagem ao aniversário de 60 anos do Município e contou com a participação de diversas autoridades, entre elas: o prefeito Liba Fronza, o pároco Eduardo Bastos, o bispo Dom Rafael e do presidente da Fundação Catarinense de Cultura Edson Lemos e da analista em Cultura do Estado Lisandra Barbosa Macedo Pinheiro.

De acordo com o superintendente da Fundação Cultural de Navegantes, Marcos Montagna, em janeiro de 2017 a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes havia recebido a homologação de registro como Patrimônio Imaterial de Navegantes e em 2018 houve uma mobilização por parte da Fundação Cultural e da Paróquia para conseguir o registro Estadual.

“Entregamos um dossiê completo, com fotos e vídeos da festa. Após um longo período de análise e tramitação do processo de registro, a Fundação Catarinense de Cultura emitiu este ano o parecer favorável ao registro da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes como Patrimônio Imaterial de Santa Catarina”, conta o secretário, destacando que este é um importante reconhecimento, pois a festa é uma manifestação cultural relevante para todo o Estado. “A realização da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é uma salvaguarda da história e cultura do povo navegantino”, enfatiza o superintendente.


O que é Patrimônio Imaterial?
Patrimônio cultural imaterial ou patrimônio cultural intangível é uma categoria de patrimônio cultural definida pela Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial e adotada pela UNESCO, em 2003. Abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições. (fonte: Wikipédia)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira a Agenda Cultural de Navegantes

A Prefeitura de Navegantes, por meio da Fundação Cultural, informa o Calendário de Eventos entre os dias   03 e 12 de maio.   Exposição Alunos da Escola de Arte Dona Bentica (pintura, desenho e artesanato) Data: de segunda a sexta Horário: das 13h às 19h Local: Galeria de Arte Joaquim Rodrigues - Hall do Paço Municipal - Centro Realização: Fundação Cultural de Navegantes   Exposição Adversidade da Natureza Data: de segunda a sexta Horário: das 08h às 21h30 Local: Galeria de Arte Elson Renato dos Santos – Centro Integrado de Cultura - Centro Realização: Fundação Cultural de Navegantes   Mercado do Artesanato Recanto dos Pássaros Data: de terça a sexta-feira Horário: das 17h às 20h Data: sábado, domingo e feriado   Horário: das 10h às 20h Local: Praça da Praia Central - Av. Pref. Cirino Adolfo Cabral - Centro Realização: Fundação Cultural de Navegantes   Feira de Artesanato Agropescarte Data: 04/05 Horário: das 7h às 16h Local: Praça dos Emancipadores – Centro Realização: Secretaria de A

Projetos Um Rio de Serestas e Canto de Mar são a pedida para o fim de tarde em Navega

Que tal aproveitar final de semana em Navegantes para curtir a natureza e ouvir boa música? Neste sábado, dia 04, às 16h30min, no espaço de contemplação do bairro São Pedro, localizado próximo a entrada do Molhe Norte, a Fundação Cultural de Navegantes realiza mais uma edição do projeto cultural Um Rio de Serestas, com apresentação de Sax instrumental com o músico Ruan Carlos. Já no domingo, dia 05, às 17h, na Praça Marília Soares, na Praia do Gravatá, o músico Jessé Mariano faz uma apresentação de voz e violão no evento cultural Canto de Mar, agitando o fim de tarde dos moradores, veranistas e visitantes do lugar. Vale reforçar, que em dias de chuvas ou em condições climáticas muito adversas, ambos eventos poderão ser cancelados e remarcados para o final de semana seguinte.

Alunos da Escola de Arte Dona Bentica expõem na Galeria do Paço Municipal

A Galeria de Artes Joaquim Rodrigues, localizada no hall de entrada da Prefeitura de Navegantes, está recebendo durante este mês de maio uma exposição com 15 telas, pintados por alunos que frequentam o Curso de Pintura da Escola de Arte Dona Bentica, oferecido gratuitamente à população pela Fundação Cultural de Navegantes. O horário de visitação é de segunda à sexta-feira, das 13 às 19 horas, durante o horário de expediente externo do Paço Municipal. De acordo com a artista plástica Rosiane Serafim, que é a professora do Curso de Pintura, a exposição é uma coletânea de alguns quadros com as técnicas óleo e acrílico sobre tela, produzidos pelos alunos do curso neste 1° trimestre do ano. Ela explica que o curso é oferecido gratuitamente para toda comunidade e a idade mínima para começar é a partir dos 07 anos. “Queremos com essa exposição destacar o trabalho de excelência que oferecemos na Escola de Arte da Fundação Cultural de Navegantes e incentivar que outras pessoas se interessem pel