Pular para o conteúdo principal

Navegantes recebe o espetáculo cultural "Z" neste sábado (07)

 O Cineteatro do CEU das Artes e Esportes Unificados, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, em Navegantes, será palco no próximo sábado (07), às 21 horas, da apresentação do espetáculo cultural "Z", onde dança e música são sobrepostas e moduladas no corpo. A classificação é livre e os ingressos serão distribuídos, gratuitamente, 01 hora antes do início da sessão.



O espetáculo "Z" é uma criação em dança com direção e performance de Alejandro Ahmed. Uma obra músico-coreográfica desenvolvida na imbricação entre corpo, composição generativa e coreografia. "Z" propõe o som como um acionamento sinestésico de movimento. O corpo se retroalimenta da interdependência com o ambiente que constitui e em que é constituído. Uma peça formulada como labirinto melódico, cinético e ritual guiado por uma guitarra - ao mesmo passo instrumento, objeto, corpo estendido, signo -, que evoca voz, respiração, forma e palavra sem memória como uma incorporação de alteridade.

Alejandro Ahmed apresenta “Z” num circuito de apresentações por Santa Catarina. O Programa de integração e descentralização da cultura é uma promoção do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura - FCC  e conta com o apoio da Fundação Cultural de Navegantes. Conforme o artista, a ideia é proporcionar a circulação da cultura catarinense, com promoção de eventos gratuitos para a população.

Além da apresentação em Navegantes no dia 07, o espetáculo percorrerá outros municípios catarinenses ao longo do mês de maio: Rio do Sul (09); Blumenau (11); Pomerode (13); Jaraguá do Sul (14); Joinville (16); São Francisco (17) e Porto Belo (18).

Serviço:

O quê: Espetáculo Z

Duração: 60 min 

Classificação Indicativa: livre

Ingressos: distribuição gratuita no local, 1 hora antes do início da sessão

Quando: 07 de maio

Horário: 21 horas

Onde: CEU das Artes e Esportes Unificados - Rua Vereador José Flávio Soares, 135 - bairro Nossa Senhora das Graças, Navegantes/SC 

 

Ficha Técnica:

Criação, Direção e Performance: Alejandro Ahmed.

Direção compartilhada: Mariana Romagnani

Assistência de ensaio e Assistência de produção: Karin Serafin.

Interlocução para som e iluminação: Hedra Rockenbach 2018/2020 Coordenação técnica: Grupo Cena 11

Operação de Vídeo, luz e Som: João Peralta

Interlocução para operação de som: Eduardo Serafin

Apoio: Grupo Cena 11, JUSC (Jurerê Sports Center).

Realização: Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura –FCC

Alejandro Ahmed é coreógrafo, diretor artístico, e performer. 

Junto ao Grupo Cena 11 Cia. de Dança, promove o desenvolvimento de uma tecnologia de movimento que objetiva produzir uma dança em função do corpo e suas extensões. Um corpo que catalisa através do movimento suas relações com o meio no qual se encontra imerso. Esta técnica foi nomeada de "percepção física" e é um dos pontos que estrutura o seu atual trabalho, voltando sempre seu olhar para os limites do corpo e as possibilidades que este propõe para a transformação do corpo do outro, sendo este "outro" um espectador e/ou um cúmplice da ação a que o corpo é submetido.

As investigações atuais estão situadas em novas definições para o conceito de coreografia. Termos como situação coreográfica, coreografia imaterial e dança generativa nomeiam os campos de interesse aos quais Alejandro Ahmed objetiva atualmente seus procedimentos junto ao Grupo Cena 11 e como performer. As suas novas proposições teórico-práticas estabelecem a tríade correlacional EMERGÊNCIA-COERÊNCIA-RITUAL como guia de suas ações. Com 17 obras estreadas entre 1994 e 2018, junto ao Grupo Cena 11 e colaborações com artistas como Lia Rodrigues (BR), Hooman Sharifi (NOR), Antônio Araújo (BR), Rodrigo Pederneiras (BR), Felipe Hirsch (BR), Inbal Pinto (ISR), Volmir Cordeiro (BR), Luís Garay (ARG), Michelle Moura (BR), Maikon K (BR). Tem sido reconhecido pela singularidade nas suas propostas e criações em Dança. Com 4 prêmios APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), um Prêmio Bravo, o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, Itaú Transmídia e Itaú Rumos Dança. Destacam-se os trabalhos Violência, SkinnerBox, Carta de Amor ao Inimigo, Monotonia de aproximação e Fuga para Sete Corpos e Protocolo Elefante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira a Agenda Cultural de Navegantes

A Prefeitura de Navegantes, por meio da Fundação Cultural, informa o Calendário de Eventos entre os dias   03 e 12 de maio.   Exposição Alunos da Escola de Arte Dona Bentica (pintura, desenho e artesanato) Data: de segunda a sexta Horário: das 13h às 19h Local: Galeria de Arte Joaquim Rodrigues - Hall do Paço Municipal - Centro Realização: Fundação Cultural de Navegantes   Exposição Adversidade da Natureza Data: de segunda a sexta Horário: das 08h às 21h30 Local: Galeria de Arte Elson Renato dos Santos – Centro Integrado de Cultura - Centro Realização: Fundação Cultural de Navegantes   Mercado do Artesanato Recanto dos Pássaros Data: de terça a sexta-feira Horário: das 17h às 20h Data: sábado, domingo e feriado   Horário: das 10h às 20h Local: Praça da Praia Central - Av. Pref. Cirino Adolfo Cabral - Centro Realização: Fundação Cultural de Navegantes   Feira de Artesanato Agropescarte Data: 04/05 Horário: das 7h às 16h Local: Praça dos Emancipadores – Centro Realização: Secretaria de A

Projetos Um Rio de Serestas e Canto de Mar são a pedida para o fim de tarde em Navega

Que tal aproveitar final de semana em Navegantes para curtir a natureza e ouvir boa música? Neste sábado, dia 04, às 16h30min, no espaço de contemplação do bairro São Pedro, localizado próximo a entrada do Molhe Norte, a Fundação Cultural de Navegantes realiza mais uma edição do projeto cultural Um Rio de Serestas, com apresentação de Sax instrumental com o músico Ruan Carlos. Já no domingo, dia 05, às 17h, na Praça Marília Soares, na Praia do Gravatá, o músico Jessé Mariano faz uma apresentação de voz e violão no evento cultural Canto de Mar, agitando o fim de tarde dos moradores, veranistas e visitantes do lugar. Vale reforçar, que em dias de chuvas ou em condições climáticas muito adversas, ambos eventos poderão ser cancelados e remarcados para o final de semana seguinte.

Alunos da Escola de Arte Dona Bentica expõem na Galeria do Paço Municipal

A Galeria de Artes Joaquim Rodrigues, localizada no hall de entrada da Prefeitura de Navegantes, está recebendo durante este mês de maio uma exposição com 15 telas, pintados por alunos que frequentam o Curso de Pintura da Escola de Arte Dona Bentica, oferecido gratuitamente à população pela Fundação Cultural de Navegantes. O horário de visitação é de segunda à sexta-feira, das 13 às 19 horas, durante o horário de expediente externo do Paço Municipal. De acordo com a artista plástica Rosiane Serafim, que é a professora do Curso de Pintura, a exposição é uma coletânea de alguns quadros com as técnicas óleo e acrílico sobre tela, produzidos pelos alunos do curso neste 1° trimestre do ano. Ela explica que o curso é oferecido gratuitamente para toda comunidade e a idade mínima para começar é a partir dos 07 anos. “Queremos com essa exposição destacar o trabalho de excelência que oferecemos na Escola de Arte da Fundação Cultural de Navegantes e incentivar que outras pessoas se interessem pel